terça-feira, 17 de novembro de 2009

Se eu fosse para Passárgada...


Se eu fosse para Passárgada,
Chegaria num arco-íris,
Pousaria em férteis campos,
Cercados por cânticos a florir.
Descansaria por sobre a relva,
Não montaria em burro bravo,
Voaria nas asas de um colibri.
Ouviria riachos, cachoeiras,
Saudaria as verdes árvores
E lhes contaria histórias
Que, da minha avó, ouvi.
Conversaria com os animais,
Perguntaria sobre a vida deles, por lá.
Dir-me-iam, com certeza,
Que são mais amados que os de cá.
.
Se eu fosse para Passárgada,
Iria visitar o mar.
Certamente, ele me diria
Que poluição não existe, por lá.
Deitaria, lá na praia
E logo o sol viria me abraçar.
Dar-lhe-ia, então, bom dia
E, com ele, começaria a conversar.
À noite, lá em Passárgada,
Eu iria passear.
Atravessaria bosques e florestas escuras,
Porque noites medrosas não existem por lá.
Veria o luar beijando a relva
e a relva, com verdes palavras,
enchendo o meu caminhar.
Lá, tudo é canto e poesia.
A Paz e o Amor pairam, no ar.
Por isso, se eu fosse Para Passárgada,
Não quereria mais voltar.
.
Lá, eu seria amiga do sol,
das estrelas e do luar.
Seria irmã de cada animal
E companheira de rios e de mar.
Lá, o sol e a lua se beijam,
Como não se beijam aqui,
Porque o ar que os envolve,
Ninguém ousa poluir.
As florestas abraçam rios
E ninguém os arranca de lá,
Pois entendem como Natureza,
homem, céu, terra e mar.
Os rios abraçam os campos
Que, aqui, o homem deixa em prantos.
Os pássaros fazem serestas inteiras
E a todos envolvem com os seus cantos.
Anatureza é uma festa.
Em Passárgada, não há dor.
O homem pula,canta e dança,
Sem espantar uma só flor.
.
Se eu fosse para Passárgada,
Certamente, não escutaria o choro
de nenhuma flor,
Não veria pássaros perdidos,
seus ni9nhos destruídos por puro desamor.
Não mais veria um cão sofrido,
pelas ruas a vagar.
Árvores tombando,
os seus gritos, a eclodirem-se, no ar.
.
Se eu fosse para Passárgada,
Lá, eu seria aquilo que sou.
Lá, eu seria também festejada,
nunca desprezada,
por ser amante da Natureza
e companheira do Amor.

2 comentários:

  1. Querida amiga, delícia de poema que me fez recordar com prazer o nosso notável Manuel Bandeira. Bj com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Lice,
    que inspiração maravilhosa.
    Adorei e também quero ir...
    Manuel Bandeira que se cuide!
    bjs

    ResponderExcluir